GNR alerta para perigos da vespa velutina

GNR alerta para perigos da vespa velutina

O Comando da GNR de Santarém lançou um apelo para a comunicação do avistamento de ninhos de vespa velutina na área do distrito de Santarém, onde esta espécie invasora já foi detetada, maioritariamente nos concelhos mais a norte do Ribatejo.

Quem encontrar ninhos ou exemplares desta espécie, também designada por vespa asiática, deve entrar em contato com a GNR através da linha SOS Ambiente e Território, pelo número 808 200 520.

A informação será depois georreferenciada através do preenchimento de um formulário disponível no portal www.sosvespa.pt, e que depois será enviada para a respetiva Câmara Municipal da área onde ocorreu a observação, e que dará seguimento ao processo de eliminação da ameaça.

As Juntas de Freguesia também prestam apoio no preenchimento do formulário, que também poderá conter, sempre que possível, fotografias dos ninhos ou dos locais de avistamento para facilitar o despiste da denuncia.

No último semestre de 2018, a vespa velutina, espécie invasora predadora das abelhas europeias comuns, propagou-se pela zona centro do país em direção ao Ribatejo, tendo já sido removidos ninhos nos concelhos de Abrantes, Mação, Ourém, Sardoal, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.


fonte: www.rederegional.com